14.11.05

A palavra integração

Agora é moda dizer-se que a palavra integração é feia. Mas há outra? A mim arrepia-me bem mais a palavra exclusão. Isto porque parto sempre do princípio pragmático de que não é com preciosismos de linguagem que se resolvem os problemas das pessoas, ainda que a linguagem seja muitas vezes a acendalha que faltava ao rastilho dos problemas. Escumalha, por exemplo, é uma palavra feia que pode tornar-se, ela mesma, num problema. Embora não seja, por si só, o problema. É que há escumalhas e escumalhas. Por exemplo, há a escumalha que quando pronuncia a palavra escumalha, babando-se pelos cantos da boca, apenas revela aquilo que é: escumalha, pois claro. Por isso mesmo, até que me arranjem outra, eu continuarei a dizer integração. Sendo que por integração eu não entendo uma forma de escumalhar. Entendo antes uma forma de acolher.