22.11.05

Sobre a tolerância

A tolerância não é permitirmos que os outros façam o que querem fazer. Quem somos nós para permitir ou deixar de permitir o que quer que seja? Imperadores romanos? A tolerância também não é baixarmos as calças aos outros. A não ser quando isso nos convém. Mais uma vez, isto não tem nada que ver com aceitar ou deixar de aceitar o outro. Repare-se no tom inquisitório do verbo: aceitar. A tolerâncio não é do domínio da aceitação, é do domínio da compreensão. A tolerância é um esforço de compreensão do outro. É darmos tempo à nossa aprendizagem do outro. É tentarmos perceber por que razões o outro é diferente de nós. Nesse esforço de compreensão, os seres humanos acabam por encontrar-se muitas vezes. Desencontrados nos pormenores, encontram-se nos "pormaiores". A isso eu chamo tolerância.

12 Comments:

At 4:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e CHAMAS MTO BEM!:)

 
At 5:25 da tarde, Blogger maria said...

"desencontrados nos pormenores, encontrados nos "pormaiores". A tolerância, só poderá ser isso. Nenhum humano poderá dizer a outro:"Sou superior a ti. Por isso, tolero-te!" Muito menos no contexto religioso ou "não-religioso", que é o tema original do post.

 
At 6:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

kaku e MC:obrigado pelos comentários. MC, o tema do post não é só a questão da religião. É tudo o que se prende com a problemática da tolerância.

jpt, por isso mesmo digo: «É darmos tempo à nossa aprendizagem do outro.»

Saúde,

 
At 7:02 da tarde, Blogger maria said...

Henrique
eu estava a referir-me ao post do Afonso que por sua vez citava o Miguel do Cibertúlia, que por sua vez citava um texto que coloquei na terra da alegria a citar o frei betto. ufa...
Claro que a tolerância não se aplica apenas ao religioso.

 
At 7:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eh eh eh

pois claro

eu é que estou cansado

e não percebi

 
At 11:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

também os tolerados têm que tolerar quem os tolera

 
At 8:21 da manhã, Blogger luis ene said...

ai a polissemia... tolerância como respeito pela diferença talvez seja o melhor... reconhecimento e respeito...

tolerância como deixar andar talvez seja mais o sentir português...

tolerância como coragem e não como cobardia...

Luis Ene

 
At 12:06 da tarde, Blogger Unknown said...

hmbf este é um óptimo texto. por vezes a informação do 'insónia' é tanta que não há insónia que resista ;)
acho que andas a dever umas horas à cama!

 
At 3:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

poma fidiró: e os tolerados que toleram quem os tolera têm que ser tolerados por quem por eles foi tolerado...

Luís Ene: respeito pela diferença não me diz muito. Por duas razões: a primeira é que desconfio do respieto; a segunda é que há diferenças e diferenças. Por veses, o que julgamos diferenças nem o são bem. Mas há aquelas diferenças que me são, digamos assim, intoleráveis. Por exemplo: não consigo tolerar a violência.

loucomotiva: tens toda a razão. devo muitas horas à cama. mas que posso eu fazer. além de insone, sou viciado. ;-)

 
At 4:04 da tarde, Blogger luis ene said...

hmbf, respeitar é ter em consideração, isso mesmo que dizias no teu texto. E respeitar o outro não significa aceitar as suas acções, designadamente a violência. Respeitar o outro é aceitá-lo, ou se preferes, reconhecê-lo como pessoa, ainda que violento.

 
At 4:09 da tarde, Blogger hmbf said...

Tens toda a razão Luís. Eu é que me precipitei.

 
At 6:02 da tarde, Blogger Afonso Bivar said...

Não me interessa muito entrar no jogo do "deve ser" isto ou aquilo, jogo que também se desenrola omitindo (ocultando) o operador normativo. Interessam-me os sentidos mobilizados quando a palavra/princípio é accionada em contextos não reflexivos - isto é, que não reenviam para o espaço sémico da palavra "tolerância" - justamente o objecto do post e dos comentários a que deu lugar. Desse ponto de vista estrito, creio que nas práticas "de linguagem" corriqueiras, especialmente na esfera política, o "juízo tolerante" concita/transporta sempre um ascendente moral. É hipótese, mas visa ser "juízo de facto". Um abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home