10.11.07

BAIRRO DOS CIGANOS

Que é feito dos ciganos? Não os vejo. Moro junto a eles e nunca os vejo. Dantes acendiam fogueiras, cantavam, falavam alto, batiam palmas. Ligavam os rádios das carrinhas, abriam as portas, dançavam. Agora nunca os vejo. Que é feito deles? Houve um tempo em que chegavam nas carroças, com cães atados por um cordel. Montavam tenda, ficavam, partiam. Pediam esmola, liam a sina, vendiam contrabando ou monos à esguelha da guarda. Que é feito desses ciganos de camisa desabotoada, chapéu preto, mulheres de saias longas e rodadas? Ralhavam com os filhos, passavam calotes, desapareciam. Que é feito das suas correntes douradas, dos pés sujos, das mãos encardidas? Que é feito das crianças ranhosas? Moro junto e nunca vejo.

3 Comments:

At 7:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

cCada vez que vejo tenho um pouco de medo. Mas refleti. E um dia vi na televisão, deu uma reportagem sobre ciganos, e reconheci que eles são como nós. Perguntam, porquê? Por um dos exemplos de ciganos, era que tirou um curso de artes, e hoje em dia é profissional. Espantos! A maior parte de nós pensa que os ciganos são ladrões muitos deles não o são.
Carolina

P.s:. Eu moro perto de um bairro de ciganos nunca tive problemas.

 
At 7:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

EU SOU CIGANO GOSTO ADORO SER CIGANO ESSAS PESSOAS SÃO CIGANOS VERDADEIROS ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________CCCCCCCCCCCCCCCIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

 
At 5:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fala-se de Ciganos e de ser Cigano como se fosse uma característica... Somos pessoas... com cultura próprias... Identidade própria... tudo próprio como todas as outras raças e etnias. É triste ver a segregação implícita mesmo dos que paternalmente nos defendem...
Nunca ouvi relatar: Fui à mercearia e o sacana do branco atirou-me as compras ao chão...
Porque será que TODAS as outras etnias terão de ser olhadas, não com diferença por condição, mas com diferença como condicionalsmo.
As alternativas que a maioria das pessoas apresenta são:
1. Porcaria dos Ciganos
2. Coitadinhos dos Ciganos
Ambas segregam...
Há gente boa e má em todo o lado. Há gongéneres que me orgulham e outros que me envergonham.
Ah mas até há Ciganos licenciados... Isso é relatado como se d euma aberração se tratasse.
Eu, pessoalmente, vivi em vários países. Só neste, que é o meu d enascimento, é que fui olhado e tratado como sendo diferente.
É triste. Simplesmente triste.
Para que V.Exas consigam justificar a minha tão fora do culgar atitude - e acalmando-vos o espírito e inflamando-vos os ânimos - sim, sou Cigano.

 

Enviar um comentário

<< Home