12.11.07

A CORRENTE DOS ELOS

Chega-me do Ma-Schamba mais uma corrente, à qual responderei não só por concordar praticamente na íntegra com tudo o que o JPT afirma no post em causa mas, sobretudo, por serem as correntes uma das razões da minha existência blogosférica. O desafio, desta feita, consiste em mencionar vinte weblogs que recorrentemente enviem visitantes para o Insónia. Antes de responder, quero sublinhar esta achega do JPT: «Já agora, num brincadeira assente na utilização dos elos, dá-me para recordar que estes devem ser uma "espécie em vias de extinção", talvez por causa de outras formas de aceder aos blogs actualizados (deve haver uma estranha palavra inglesa para definir isto). E digo-o atendendo à quantidade de ligações ao ma-schamba, até em destaque (tipo "a minha visita diária", "muito cá de casa" e isso), que mantêm a ligação ao velho ma-schamba, encerrado há um ano e meio. Assim provando bem que nisto do bloguismo os tops de elos (como os tops em geral) são uma mera "merdaille".» Não tenho dúvidas que assim seja, até por outras razões que não irei desenvolver. Mas a verdade é que existem outros barómetros, mais reais e menos virtuais, que nos permitem averiguar se o número de visitas que imaginamos ter corresponde a um interesse real sobre aquilo que vamos depositando neste espaço aberto a todos. Não me queixo, por várias razões. Por exemplo, verifiquei recentemente com agrado que os textos que aqui fui escrevendo sobre a revista Big Ode apareceram referidos no Relatório Final do Programa de Apoio Complementar na área da Edição 2007. Isto leva-me a pensar que alguma utilidade terão tido esses textos, provavelmente da mesma ordem que têm outros textos que merecem comentártos, levam leitores a enviarem e-mails, a solicitarem informações, a fazerem chegar notas de divulgação de diversos eventos, a solicitarem opiniões sobre assuntos diversos, a enviarem os seus trabalhos, etc… Pena tenho eu não haver tempo para dar resposta a tudo. Mais do que os links, muito mais ainda que os top of the tops de links – já aqui tenho brincado com o facto do Insónia nunca vir referido em tops do género quando o número de visitas que aparece discriminado no site meter é consideravelmente superior ao de muitos weblogs representados nesses mesmos tops – são esses os elos que me roubam tempo e justificam o investimento. Feita a ressalva, cá vai, à hora de escrita deste post, a lista dos primeiros que nos fizeram chegar leitores segundo o site meter: O Vermelho e o Negro, Da Literatura, Ma-Schamba, O Hálito Azul da Tarde, A Natureza do Mal, paris, texas, Verão Azul, Big Ode, apanhador no centeio, meia-noite todo o dia, suslscrito, [tonalidades, matizes e combinações] in me, textos da dani sigaud… Não são 20, pelo que acrescento outros que é costume reencaminharem para aqui alguns leitores: Corta-Fitas, A Invenção de Morel, Cinco Dias, Almocreve das Petas, Desmancha-Prazeres, O regabofe, Poesia & Lda