16.4.08

UM CERTO TIPO DE GENTE

Conheço muita gente que faz questão de estar bem com deus e com o diabo (noutra versão seria com gregos e troianos, mas aqui eu não saberia qual dos povos identificar com deus ou com o diabo). Gente deste tipo é sempre demasiada gente. Há quem lhes chame oportunistas, calculistas, cínicos, indigentes, ambiciosos, hipócritas, interesseiros, pretensiosos, entre outros epítetos do género. Ao contrário do outro, que andava sempre de bem consigo próprio e de mal com os outros, esta gente andará sempre de bem com os outros, sejam deus ou o diabo, e de mal consigo próprios. Ainda que procurem disfarçar esse mal-estar como sabem e como podem.

7 Comments:

At 12:22 da tarde, Blogger morfose said...

Essa gente cansa.

 
At 1:00 da tarde, Blogger hmbf said...

E chateia.

 
At 1:53 da tarde, Blogger Victor Oliveira Mateus said...

Se me é permitido discordar: dizia-me 1 amigo, budista confesso, q a maior parte dos conflitos são por motivos insignificantes. Fiquei a pensar! Faltauma categoria de indi-
viduos a este post. Vamos imaginar
(situação hipotética, claro!) que 1 tipo esteve 2 anos num sanatório à espera q o cancro de decidisse, mas afinal o cancro n era cancro, mas o sangue continuava a sair-lhe pela boca; q viu a mãe de repente verde dentro d 1 táxi pq o coração se lhe rebentou num segundo; q durante 4 anos afasta os tomates do pai para lhe tirar a merda q está por debaixo; q é assaltado pela família e quase fica d tanga... Claro, q isto é tudo hipó-
tese! Pergunto, este indivíduo medirá 1 conflito (?) da mesma forma q outro com outro tipo de problemas? Também nunca conheci ninguém q esteja bem consigo a 100%. Se calhar é sina nossa estarmos sempre bem e mal connosco e com os outros, dependendo dos dias, das situações... mas creio q o essencial se mantém sempre: se é bem é bem, para além dos pequenos males; se é mal é mal, para além dos pequenos bens. Tenho pensado muito nisto! Um abraço

 
At 2:13 da tarde, Blogger hmbf said...

Olá Victor.

Esse indivíduo, por certo, não medirá os conflitos da mesma maneira que um indivíduo com outro tipo de problemas. Também me aprece difícil encontrar alguém de bem consigo próprio a 100%, até a 80%, ou a 70%, mas a 55,5% não tenho dúvidas de que sim. Ironizo, como é óbvio. Estas coisas não se medem.

O que me parece claro é que o meu post não se refere a isso. Refere-se às pessoas que gostam de abraçar deus ao mesmo tempo que apertam a mão ao diabo, refere-se a gente que anda sempre de bem com os outros porque isso parece muito conveniente, gente que não toma posições por ter muito cuidado com o chamado ricochete... Este tipo de gente, creio, porque se curva tanto, nunca poderá estar de bem consigo. No mínimo, terão terríveis dores dorsais, problemas na coluna, hérnias discais.

 
At 2:27 da tarde, Blogger Victor Oliveira Mateus said...

Viva! Ah, esses! Os que não assinam petições, nem correm à frente da polícia (eu tb já n corro, mas já corri!) porque estão de olho no lugar de Director Geral.
Bem... então li mal! Ah... isso é uma longa estória! Parece-me que não querem sujar as mãos (ou limpá-las?) porque está em causa a sua eternidade (?)... Abrç

 
At 7:06 da tarde, Blogger blimunda said...

henrique, peço-te ajuda para desmacarar um tal de godinho, que por acaso é amigo do manuel domingos, e que está descaradamente a publicar como seus, textos meus e do luis (o tipo é o da tábua de marés)

 
At 8:22 da tarde, Blogger hmbf said...

Estava a tratar do assunto, mas parece que foi tudo apagado.

 

Enviar um comentário

<< Home