17.12.08

Música para esta quadra #1


E se o Natal fosse apenas boa música em vez de promoções, pedidos hipócritas, chamadas de valor acrescentado, publicidade de merda, a TV com histórias de desgraçadinhos, a Popota, cartões, desvario de compras, centros comerciais cheios de gente, o vencimento do governador de Portugal, chatos e chatisses de toda a espécie? Se fosse parar com tudo isto para ouvir boa música? Acho que me convertia, teria fé não sei bem no quê, mas sinto fé quando oiço boa música, seja ela sacra ou profana. Inicio este ciclo com Esti Dal, canção popular húngara harmonizada pelo compositor Zoltán Kodaly (1882 - 1967), que com Bela Bartók, foi responsável pelo levantamento da música popular na Hungria e Roménia, no início do séc. XX, fundando a etnomusicologia actual. Trata-se do canto nocturno de um soldado, que pede protecção divina ao adormecer mais uma noite no estrangeiro, encontrei aqui a tradução do poema húngaro para o inglês:

Evening song

Evening darkness overtook me near the woods;
I have put my coat under my head (i.e. as a pillow),
I have put my hands together
To pray to the Lord, like this:

Oh, my Lord, give me a place to sleep,
I am weary with wandering,
With walking around and hiding,
With living on foreign land.

May Lord give me a good night,
May he send me a holy angel,
May he encourage our hearts' dreams,
May he give us a good night.

Apesar de não ser uma música de Natal, enquadra-se bem nesta quadra.

Maria João